terça-feira, 8 de junho de 2010

Machina Metal # 02




Download do programa (arquivo .mp3 em .zip)


Download do stream (arquivo .m3u)

Set-list e resenhas

(heavy)

Blind Guardian – Banished from Sanctuary
Mercyful Fate – Egypt

(thrash)

Dew Scented – Acts of Rage
Slayer – Ghosts of war
Dorsal Atlântica – Razor’s Edge

(death)

Cynic – Celestial Voyage
Morbid Angel – Nothing but Fear
Dissection – Starless Aeon

(nacionais)

The Trash – Mouth of the Lion

(lançamentos)

Watchtower – The Size of Matter


Blind Guardian – Follow the blind – Banished from sanctuary – Na década de oitenta surge na cidade de Krefeld, na Alemanha, mais um nome de peso no Heavy Metal. Após o lançamento da primeira demo, que obtém repercussão no underground europeu, o quarteto então formado por Hansi Kürsch, Marcus Siepen, André Olbrich e Thomas Stauch muda seu nome, de Lucifer’s Heritage para Blind Guardian. Mais de vinte anos depois, ainda são referência em metal, como podemos conferir nesta faixa de seu segundo álbum, época em que juntavam uma pegada heavy com timbres crus e levadas agressivas que beiram o thrash. Uma das bandas mais criativas a surgir desde então.

Marcyful Fate – In The Shadows - Egypt – King Diamond indubitavelmente é uma das figuras mais folclóricas da cena metal. Com suas letras que enveredam por temas como o sobrenatural e ocultismo, ele arrebatou uma legião de fãs que o acompanhavam não só no Mercyful Fate, mas também em sua carreira solo. Depois de um hiato de quase uma década em que King estava focado em seu trabalho solo, o Mercyful retorna em 1993 com força total, como se nunca tivesse parado. E para os fãs, a longa espera com certeza valeu a pena. Do álbum magistral In the Shadows, trazemos a faixa Egypt, um clássico!

Dream Evil – Dragonslayer – The Prophecy – Formada a princípio como um projeto do produtor sueco Fredrik Nordstrom e do guitarrista Gus G., o Dream Evil causou impacto com o lançamento de seu álbum de estréia, Dragonslayer. Apesar de soar um tanto clichê, o álbum tem excelente produção e músicos competentes; o resultado final é uma mistura de Power Metal com algumas pitadas de progressivo e guitarras fritadas à la Malmsteem não desapontarão os fãs do estilo.

Dew Scented – Impact – Acts of Rage – Apesar do nome no mínimo curioso, que traduzido para o português significaria algo como “perfumado com orvalho”, a banda alemã formada em 1992 é um dos grandes nomes da nova safra do Thrash Metal. Apesar do som moderno, a inspiração de bandas clássicas como Kreator e Slayer é notória. Um som rápido, agressivo, com riffs cheios de energia e um vocal agressivo beirando o gutural são marcas registradas do Dew-Scented.

Slayer – South of Heaven – Ghosts of War – simplesmente não há como falar de Thrash sem mencionar Slayer. Um dos grande expoentes do gênero ao lado de bandas como Kreator, Sodom e Destruction, o Slayer simplesmente dispensa comentários. Se seu coração é fraco, seu estômago sensível, se você não gosta de harmonias estranhas, acordes dissonantes, se você gosta de guitarras limpas e mensagens positivas pregando o amor, a paz e a fraternidade, esqueça. Com vocês, Slayer.

Dorsal Atlântica – The musical guide from Stellium – Razor’s Edge – uma das primeiras bandas de metal brasileiras, ofuscada pelo estrondoso sucesso do Sepultura, pode-se dizer do Dorsal que foi uma banda subestimada, no mínimo. Formada no Rio de Janeiro pelos irmãos Cláudio e Carlos Lopes, e com o nome tirado de uma enciclopédia, O Dorsal mostra um Thrash visceral, com letras inteligentes (em português num primeiro momento, depois em Inglês) e músicas bem construídas, cheias de variações, a banda, já extinta, representou com muito orgulho, a cena metal underground no Brasil.

Cynic – Focus – Celestial Voyage – O músicos Paul Masvidal e Sean Reinert ficaram conhecidos por terem gravado o álbum Human, do lendário death. Álbum este que também foi um marco pela sonoridade transgressora em termos de Death Metal, repleto de passagens com influências de metal progressivo e tecnicamente complexas. O que poucos conheciam fora da cena norte-americana na época de lançamento do álbum do Death, era o som da própria banda dos caras, o Cynic. Magistral e totalmente incoompreendido na época, o Cynic basicamente é uma mistura de metal com...jazz! Isso mesmo, acordes dissonantes, solos tortos, bateria com levadas esquizofrênicas, entretanto de muito bom gosto! O Cynic foi redescoberto nos últimos anos e quinze anos depois do lançamento do álbum Focus, eles se reuniram para lançar um outro play em 2008, intitulado Traced in Air. Confiram!

Morbid Angel – Domination – Nothing but Fear – Do estado da Flórida saíram bandas como Testament, Obituary, Death Cynic e...Morbid Angel. Os caras são uma unanimidade no cenário Death Metal desde o início da sua carreira, com o aclamado ábum Altars of Madness, verdadeiro marco na música pesada. O álbum Domination é considerado por muitos como o mais fraco da trupe liderada pelo guitarrista Trey Azagthoth, mas eu tenho cá minhas dúvidas. Pudera qualquer outra banda lançar um álbum “fraco” nesse nível!

Dissection – Reinkaos - Starless Aeon – Difícil definir o estilo desta banda sueca outrora liderada por Jon Nordveidt. Death Metal com influências de Black ou Black Metal com uma pegada death? Em todo o caso, o resultado da mistura é sem precedentes, o som do Dissection é único, vale a pena escutar, apesar das polêmicas envolvendo o seu fundador, que, após ter sido preso por assassinato, e ter saído da cadeia, cometeu suicídio, para infelicidade daqueles que esperavam algo mais do Dissection além da música de excelente qualidade.

The Trash – Attack – Mouth of the Lion – O machina Metal hoje tem orgulho de exibir neste bloco não só uma banda brazuca, mas também uma banda local, daqui de São Carlos. O The Trash, formado em 2002 pelos amigos Rafael Varandas e Marcos Rodrigues veio com tudo para agitar a cena metal na cidade. A princípio com a proposta de tocar covers do Metallica, a banda posteriormente passa a compor suas próprias músicas e, em 2006 lança uma demo intitulada Attack, que, além de covers de Exodus (A lesson in Violence) e Sepultura (Arise) conta com três sons próprios, um dos quais temos o orgulho de mostrar para vocês. Infelizmente, após mudanças na formaçãoe alguns shows a banda decide se separar, em 2008. Mas não custa nada torcer pela volta dos caras. Fiquem aí com Mouth of The Lion.

Watchtower – The Size of Matter – The Size of Matter – Temos hoje neste bloco um lançamento de uma banda que não é nada nova, entretanto, é um tanto quanto obscura, o Watchtower. Formado no Texas na década de oitenta, o Watchtower leva um som mais progressivo, com levadas mais Thrash, mas um vocal que puxa mais para o Heavy Metal. O resultado é uma mistura interessante, que se mantém praticamente inalterada neste single lançado neste ano de 2010, após um período de vinte anos sem lançar nada novo. Isto mesmo, o último álbum de estúdio da banda havia sido lançado em 1989, e depois disso, somente algumas compilações, como o álbum Demonstrations in Chaos, de 2002. Ladies and gentleman, Watchtower!

MACHINA METAL - METAL OR DIE!!!

2 comentários: