sexta-feira, 11 de junho de 2010

Machina Metal # 03




Download do programa (arquivo .mp3 em .zip)


Download do stream (arquivo .m3u)

Set-list e resenhas

(heavy)

Queensryche – Eyes of Stranger
Orphaned Land – From Broken Vessels

(thrash)

Coroner – Skeleton on Your Shoulder
Testament – The Preacher
X-Raptor – Disturbers of the Order…Rebellious Crowd

(death)

At The Gates – The break of Autumn
Nasum - Alarm
Unleashed – Dead Forever

(nacionais)

Claustrofobia – War Stomp

(lançamentos)

The Ordher - Progeny


Queensryche – Operation Mindcrime – Eyes of a stranger - Para aqueles que idolatram vocalistas como Bruce Dickinson, ou Michael Kiske, mas nunca foram muito além disso, saibam que há muitos vocalistas de igual estatura por aí, mas não tão conhecidos, como é o caso de Geoff Tate, frontman do Queensryche, banda formada em 1981, em Seattle pelos guitarristas Chris Degarmo e Michael Wilton. O Queensryche logo de cara atraiu as atenções de gravadoras importantes, com o lançamento do EP Queen of the Reich, após o qual assinaram com a EMI. Mas foi com o álbum conceitual Operation Mindcrime que a banda obteve status de banda grande no cenário norte-americano. O som dos caras é um Heavy recheado de influências progressivas, mas sem exageros instrumentais; ao invés disso, arranjos excepcionais e, é claro, a voz inconfundível de Tate.

Orphaned Land – The Neverending Way of Warrior – From Broken Vessels – Uma das bandas mais singulares do cenário metal hoje em dia, cujo som simplesmente rejeita qualquer rótulo (ou abraça todos ao mesmo tempo), este é o Orphaned Land, diretamente de Israel para o mundo. Formada em 1991 sob o nome de Ressurection, o Orphaned Land acrescenta a suas composições um toque regionalista, que remete ao Oriente Médio, tanto na parte musical quanto nas temáticas de suas letras. Inicialmente flertando com black e doom metal, hoje em dia a sonoridade dos músicos israelenses é muito mais abrangente, com composições extremamente elaboradas.

Coroner – Punishent for Decadence – Skeleton on Your Shoulder – Apesar de um início modesto de carreira, como Roadies do lendário Celtic Frost, o Coroner acabou se tornando uma banda de muito respeito no meio underground, apesar de não ter tido maior expressão, fato extremamente injusto no primeiro momento em que se ouve qualquer play dos caras. São músicos extraordinários, de muito talento e muito técnicos. Talvez uma das bandas de Thrash mais subestimadas da década de 80. Para quem não conhece, corra atrás, se não, só lamento.

Testament – The New Order – The Preacher – O Testament chegou a ser uma das bandas de metal mais populares nos Estados Unidos e no mundo, rivalizando com nomes como Metallica e Megadeth no cenário norte-americano. Entretanto, trocas de alguns músicos, como na saída do grande guitarrista Alex Skolnick, e alguns descaminhos levaram a banda a uma certa obscuridade nos anos 90. Entretanto, o Testament sempre permaneceu forte no underground, para alívio dos fãs, haja vista o que aconteceu com os caras (e o som) do Metallica, depois de doses cavalares de popularidade e exposição na mídia. Bate até um saudosismo, uma saudade do Cliff Burton...

X Raptor – God From The Machine – Disturbers of the Order…Rebellious Crowd – Temos o prazer de trazer mais uma banda nacional aqui para os ouvintes do Mchina Metal. E mais uma banda são Carlense. São os caras do X-Raptor, que já em seu debut, intitulado God From the Machine, esbanjam competência e profissionalismo, numa produção que não deve nada para nenhuma banda nacional ou gringa. São dez sons em que os músicos mostram muita versatilidade ao isturarem elementos de praticamente todas as vertentes do metal. Riffs pesados, cozinha extremamente coesa e os vocais marcantes e potentes de Ronaldo Oliva vão surpreender até os ouvidos mais exigentes! Esse som foi escolhido, após insistentes apelos deste que vos fala, pelo grande Luciano Matuck, ex-batera do X-Raptor, que gravou esse álbum, e que encontra-se agora aqui comigo gravando o programa. Salve Luciano, salve X-raptor!

At the Gates – With Fear I Kiss the Burning Darkness – The Break Of Autumn - Um dos primeiros representantes da cena sueca da cidade de Gotemburgo, ao lado de In Flames e Dark Tranquillity, o At the Gates foi, ironicamente, a banda de mais curta duração dentre as três. E que lástima, pois foi a mais interessante, em minha modesta opinião. Um death melódico que nem por isso soa menos agressivo, sem rodeios, direto ao ponto como todo murro no meio das ventas deve ser! Em 1995, após o lançamento do clássico Slaughter of the Soul, os integrantes se separam, alguns montando outras bandas como e The Haunted, e envolvendo-se em outros projetos, como o Lock Up.

Nasum – Human 2.0 – Alarm - Mais uma banda sueca dominado este bloco do Machina Metal! Entretanto, o som do Nasum não lembra em nada as bandas mais conhecidas do país escandinavo. É um grindcore de primeiríssima, um arregaço pra fazer o mais feio e sujo e malvado headbanger ajoelhar e chorar pela sua mãezinha atrás da porta, como na música do Chico Buarque! Infelizmente, o Nasum teve sua trajetória encurtada devido a um trágico acidente automobilístico que matou o guitarrista/ vocalista e co-fundador da banda, Myezcko. Uma grande perda pra todos os amantes do grind.

Unleashed – Where no Life Dwells – Dead Forever - Mais uma banda sueca aqui no Machina Metal, o Unleashed, formado no finalzinho dos anos 80, é um dos grandes expoentes do Old School Death Metal na Suécia, ao lado do nomes também de grande importância e reverenciados até hoje, como Grave, Dismember e Entombed. O que dizer do som deles? Simplesmente é o Death Metal em sua mais pura essência, especialmente no início da banda. Uma unanimidade entre os deathbangers!

Claustrofobia – I See Red – War Stomp

The Order – Kill The Betrayers – Progeny

MACHINA METAL - METAL OD DIE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário